domingo, 13 de julho de 2014

O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS


Por André Betioli 

“Meu pai disse que no futebol todo mundo pode falhar, menos o goleiro. Eles são jogadores diferentes porque passam toda a sua vida ali, sozinhos, esperando o pior!”

 O cenário do longa é o Brasil, no ano de 1970. A Copa do Mundo do México está prestes a começar e o país passa por um momento conturbado devido a ditadura. O protagonista do filme é Mauro (Michel Joelsas), uma criança de 12 anos, grande fã de futebol e da Seleção Brasileira. Em determinado dia, seus pais saem as pressas, alegando que irão sair de férias e que irão deixá-lo com seu avô. Porém o avó do menino falece naquele mesmo dia, e então Mauro tem que tentar se adaptar a sua nova realidade. Um vizinho de seu avó, o judeu Shlomo (Germano Haiut) é quem acaba acolhendo o garoto nesse momento.
 O filme é muito, mas muito interessante mesmo. Porque o diretor Cao Hambuguer, conseguiu mesclar muitos assuntos e não perder o significado deles. Durante o desenrolar do longa, são abordados diversos temas como: ditadura, futebol, política, amizade e solidão. Mauro é apenas uma criança, e é por esse ponto de vista que o filme é visualizado. Então mesmo falando sobre a ditadura, o filme não pende para esse lado, mas ainda assim nota-se como o clima no país era complicado, devido a tantas perseguições.
 A dualidade do filme, onde o Brasil regido pela ditadura, pela solidão de Mauro que aguarda a volta de seus pais em contraste com a felicidade da Copa do Mundo, é um ponto muito forte da obra. Mostrar os dois lados da moeda. A seleção Brasileira comandada por Pelé, conseguia arrancar sorrisos e dar esperança, em todos os grupos de pessoas. Aliás, o futebol em alguns momentos é utilizado como uma analogia em relação a situação de Mauro. O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias é um grande filme, que retrata com sutileza, e a inocência de uma criança, tantos problemas e alegrias que o Brasil passou. E que no final talvez, nem tudo na vida se resuma ao futebol, mas ainda assim, ele é muito importante para o país.

Muito Bom!                        



Nenhum comentário:

Postar um comentário