terça-feira, 29 de julho de 2014

OS GOONIES (LIVRO) - EDIÇÃO ESPECIAL 30 ANOS


Por Diego Betioli

  Muita nostalgia!
  Se você cresceu nos anos 80 ou 90, possivelmente Os Goonies fizeram parte da sua infância. O filme dirigido por Richard Donner e produzido por Steven Spielberg é um dos maiores marcos dos filmes de aventura juvenis, e um simbolo da década de 80. Particularmente, é o filme que marcou minha infância, graças aos inúmeros reprises que foram exibidos na década de 90, e um dos meus preferidos de todos os tempos.
  O livro escrito por James Kahn foi lançado simultaneamente ao filme em 1984 e segue fielmente a saga de Mikey, Bocão, Dado, Gordo, Brand, Andy e Stef atrás do tesouro de Willy Caolho para salvar suas casas da hipoteca. A grande diferença é a narrativa, em primeira pessoa, que se dá através da visão de Mikey - aliás, é um grande ponto forte do livro, permitindo que toda a atmosfera juvenil e aventuresca do filme seja transmitida em essência ao leitor. Mikey conta toda a estória incrível pela qual os Goonies passam ao mesmo que todas as suas emoções, pensamentos e anseios adolescentes são descritos, tornando cada detalhe extremamente divertido e nostálgico. É impossível não se imaginar no lugar dele nos colocando em nossa adolescência. Os momentos de bom humor também estão garantidos com Bocão e suas piadas, que aqui são mais ácidas que as transmitidas pelo filme, Dado se enrolando com suas invenções e Gordo sempre atemorizado e atrapalhado. 
  Os momentos mais tocantes também ganham uma profundidade muito grande na obra escrita. Cenas chave como a aparição de Sloth, o poço dos desejos, o beijo no túnel, a câmara do órgão e a sala dos tesouros são descritas de forma fantástica e capazes de emocionar e arrepiar o leitor. O final então, nem se fala. Há ainda outro diferencial em relação ao filme: um epílogo em forma de jornal, descrevendo alguns fatos sobre o destino dos personagens após o fim da saga.
  Tive o prazer de adquirir a edição comemorativa de 30 anos (vide foto acima), lançada pela editora Darkside, que contém um extra muito bacana: um poster-mapa do tesouro de Willy Caolho! Além de muito bonito, o mapa permite que você acompanhe algumas descrições feitas por Mikey sobre a trilha dos personagens rumo ao tesouro do pirata, somando mais um ponto positivo à narrativa escrita. Deve ficar muito bem também emoldurado na parede do quarto.

Poster-mapa do tesouro. Acompanha a edição comemorativa
  Se você nunca assistiu ou sequer ouviu falar dos Goonies, não é desculpa para não conhecer esta obra. O livro possui uma narrativa leve, empolgante, recomendada para qualquer leitor que busque uma estória de aventura que envolva personagens cativantes e um objetivo a ser conquistado pelos heróis. A vontade de assistir ao filme após o término do livro é imediata - e garanto novamente: você não irá se arrepender!


Slooooooooooooth!!!

2 comentários:

  1. Meu próximo conto literário será sobre Pirata......óbvio que vou beber nessa fonte mágica.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima fonte para se beber, Renato! O livro consegue ambientar muito bem a busca através do mapa e principalmente os detalhes "piratísticos" quando o navio aparece. É demais!

      Faço questão de ler esse conto!

      abs

      Excluir