sexta-feira, 1 de agosto de 2014

A CIDADE DA NEBLINA


Por Diego Betioli

  O selo Vertigo costuma trazer obras que fogem de abordagens habituais, e por isso sempre me chama a atenção. Não foi diferente quando adquiri esta obra na Fest Comix: simplesmente apostei na Vertigo e na capa, que achei interessante, além do título. Nunca tinha ouvido falar da HQ.
  Posso falar que foi uma boa aposta. A Cidade da Neblina pertence ao selo Vertigo Crime, caracterizado por obras em preto e branco que geralmente abordam temática policial, como é este caso. Como fã de histórias do gênero, fui rapidamente envolvido pela trama e as primeiras páginas já me prenderam a atenção.
  A estória escrita por Andersen Gabrych e desenhada por Brad Rader aborda uma São Francisco no início dos anos 50, num período da participação dos EUA na Guerra da Coréia. Nela se encontra o detetive particular Frank Grissel - um sujeito marrento, boca-suja, beberrão e misterioso, mas com a inteligência e o destemor que um bom detetive deve possuir.
 A saga de Frank tem início quando uma mulher o procura para que possa encontrar sua filha desaparecida, Carmen. Relutante em aceitar o serviço, acaba cedendo por pressão de sua secretária, Loretta. A partir deste ponto, Frank se vê envolvido em uma trama que envolve prostitutas, imigração, tráfico de influência, seitas religiosas, relações familiares, sexo e dinheiro. O detetive também percebe que o caso está diretamente relacionado à sua vida pessoal e que, para resolvê-lo, terá de enfrentar seus próprios demônios.


  Reviravoltas acontecem o tempo todo, o que torna a estória relativamente curta (175 páginas) envolvente e imprevisível, sendo capaz de surpreender o leitor a cada virada de página. Os detalhes são essenciais, e captá-los se torna um diferencial para o entendimento da trama e seu desfecho - no entanto, ressalta-se que a leitura flui fácil. O traço de Rader traduz perfeitamente o contexto que a estória pretende transmitir - é sombrio, desconcertado e capta as emoções sempre à flor-da-pele em meio à toda tensão existente nela. Cenas de violência e sexo também são expostas na obra à medida que se fazem necessárias, mas não possuem apelo visual tão forte, em parte também pelo P & B.
  Por fim, é uma HQ recomendada para qualquer fã do gênero policial ou de temática noir. Se você curte a Vertigo, esta aí uma ótima recomendação. Se apenas procura uma boa estória, também irá encontrar.


Muito bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário