segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

STAR WARS LEGENDS - BOBA FETT




Por Diego Betioli

Confesso que considerava Boba Fett um personagem um pouco superestimado. Embora seja parte-chave da trama especialmente no quinto episódio da saga, não acreditava que tinha mais importância que outros como Lando, por exemplo, e não entendia o porque de ser tão adorado pelos fãs de modo geral. Talvez a fama que Boba carrega dentro da própria estória e o visual de sua armadura mandaloriana contribuíssem para tal.
Pois bem. Se talvez Boba não fora devidamente explorado no arco de filmes, é de certo que o caçador de recompensas possui uma leva de ótimas aventuras no universo expandido de Star Wars - especialmente nos quadrinhos.  E algumas destas histórias estão reunidas em Laços de Sangue e Boba Fett Está Morto (imagem acima), recentemente lançadas pela Panini aqui no Brasil.
No arco principal desta minissérie (que batizam as duas edições supracitadas) Boba Fett não só mudou minha opinião como se tornou um de meus personagens favoritos. A trama se passa em dois momentos distintos: vinte e dois anos antes da batalha de Yavin (no período referente ao episódio II) e posteriormente um ano antes de Yavin, época precedente ao episódio IV. Ou seja, num primeiro momento, a trama aborda Jango Fett e Boba ainda criança, em uma missão na qual o então maior caçador da Galáxia (Jango) descobre que um de seus clones "saiu da linha" e decidiu optar por levar uma vida comum, criando uma família - o que irá refletir diretamente na vida de Boba Fett vinte anos depois.


A HQ explora um ponto importantíssimo da essência do personagem: como ele lida com o fato de ser um clone de Jango, e não um filho legítimo, embora tenha sido criado como um, e exatamente por isso se tornou tão bom quanto o pai naquilo que faz. A descoberta da existência de um "laço de sangue" deixado por aquele clone de seu pai muda a relação como o personagem enxerga a si mesmo, mas sem abandonar sua essência. Os fatos decorrentes na primeira edição refletem diretamente em Boba Fett Está Morto, estória que se torna ainda mais interessante que a primeira ao mostrar detalhes importantíssimos do passado de Boba.
Os roteiros de Tom Taylor e a arte refinadíssima de Chris Scalf, extremamente realista e fiel aos filmes, contribuem para tornar estas HQs épicas. Além disto, os volumes da Panini também reúnem outras histórias de Boba Fett publicadas nos anos 90 e início dos anos 2000, bem interessantes e que mostram um pouco mais da "fodacidade" do personagem.
Recomendadíssima para quem é fã ou não de Star Wars e Boba Fett, pois é uma ótima forma de conhecer melhor um dos personagens mais cultuados do cinema e mais um pouquinho do já gigantesco universo concebido por George Lucas.







Excelente!